ANATOMIA VEGETAL APLICADA À TAXONOMIA E FILOGENIA (DBI-4169)

Docentes responsáveis: Marcela Thadeo e Káthia Matias Mourão

Carga horária: 3 créditos, sendo 2 créditos teóricos e 1 prático – 60hrs.

1. EMENTA/ 2. OBJETIVOS/ 3. PROGRAMA/ 4. BIBLIOGRAFIA/5. CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO

1. EMENTA

Estudo da potencialidade de utilização de caracteres anatômicos vegetativos e reprodutivos que tenham importância para a resolução de problemas na taxonomia e no entendimento da evolução de caracteres em diferentes famílias botânicas.

1. OBJETIVO

2.1. Conhecer o histórico, os objetivos e as limitações da anatomia aplicada à taxonomia e filogenia;

2.2. Reconhecer os principais caracteres anatômicos com potencial para aplicação na taxonomia e filogenia;

2.3. Refletir acerca das possíveis contribuições da anatomia vegetal para a resolução de problemas taxonômicos em diferentes famílias.

1. PROGRAMA

- Histórico, objetivos, limitações e potencialidades da aplicação de caracteres anatômicos para a filogenia e taxonomia;

- Significado taxonômico e filogenético de caracteres anatômicos vegetativos e reprodutivos da (o):

• Folha;
  • Floema secundário e plastídios do floema;
  • Anatomia nodal;
  • Lenho;
  • Estruturas secretoras;
  • Flor;
  • Fruto;

- Contribuições da anatomia na resolução de problemas taxonômicos em diferentes famílias botânicas.

1. BIBLIOGRAFIA

DAHLGREN, R.M.T. & CLIFFORD, H.T. 1982. The Monocotyledons: a comparative study. London: Academic Press Inc.

DICKISON, W.C. 2000. Integrative Plant Anatomy. San Diego: Academic Press.

ENDRESS, P.K. 2003. Morphology and angiosperm systematics in the molecular era. The Botanical Review 68(5): 545-570.

ENDRESS, P.K.; BAAS, P.; GREGORY, M. 2000. Systematic Plant Morphology and Anatomy: 50 Years of Progress. Taxon 49(3): 401-434.

HALL, B.G. 2008. Phylogenetic trees made easy: a how-to manual. 3rd ed. Massachusetts: Sinauer Associates, Inc. 233p.

JUDD, W.S.; CAMPBELL, S.C.; KELLOG, E.A. & STEVENS, P.F. 2009.Sistemática Vegetal: um enfoque filogenético.3ª ed. Porto Alegre: Artmed.

METCALFE, C. F. & CHALK, L. 1950. Anatomy of the dicotyledons: leaves, stem and wood in relation to taxonomy with notes on economic uses. Oxford: Clarendon Press, vol. I e II.

METCALFE, C. R.; CHALK, L.  1979. Anatomy of the dicotyledons: systematic anatomy of leaf and stem with a brief history of the subject. 2nd ed. Oxford: Clarendon Press, vol. I.

METCALFE, C. R.; CHALK, L.  1983. Anatomy of the dicotyledons: wood structure and conclusion of the general introduction. 2nd ed. Oxford: Clarendon Press, vol. II.

METCALFE, C. R.; CHALK, L.  1987. Anatomy of the dicotyledons. 2nd ed. Oxford: Clarendon Press, vol. III.

METCALFE, C. R.; CHALK, L.  1988. Anatomy of the dicotyledons. 2nd ed. Oxford: Clarendon Press, vol.  IV.

PAESI, R.A.; FIEDLER, M.S.; NETO, V.D.P. 2021. Sistemática filogenética na sala de aula. In: Ensino de Biologia: uma perspectiva evolutiva. Vol.II. Porto Alegre: Instituto de Biociências da UFRGS, 13-46p.

PAMPHILE, J.A.; POLONIO, J.C; RHODEN, S.A.; COSTA, A.T.; AZEVEDO, J.L. 2018. Bioinformática: guia básico de princípios e práticas de análise de DNA. Maringá: Eduem, 187p.

PANTOJA, S. 2016. Filogenética: primeiros passos. Rio de Janeiro: Technical Books Editora, 81p.

SOLEREDER, H. 1908. Systematic anatomy of the dicotyledons. Vol. II. Oxford: Clarendon Press, 1182p.

SOLTIS, D; SOLTIS, P.; ENDRESS, P.; CHASE, M.; MANCHESTER, S.; JUDD. W.; MAJURE, L.; MAVRODIEV, E. 2018. Phylogeny and evolution of the angiosperms. Chicago; London: The University of Chicago Press, 587p.

TAYLOR, T.N.; TAYLOR, E.L.; KRINGS, M. 2009. Paleobotany: the biology and evolution of fossil plants. 2nd ed. USA: Academic Press, 1230p.

TOMLINSON, P.B. 1960-1982. Anatomy of monocotyledons. Oxford: Clarendon Press, vols. I-VII.

1. CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO

Cada aluno será avaliado de forma continuada através de sua participação em aula durante as discussões de textos, a execução de um seminário abordando a utilização da anatomia para resolução de problemas em uma família botânica específica e pelos trabalhos entregues (resumos e monografia).