BIOLOGIA DAS INTERAÇÕES DOS ORGANISMOS COM O AMBIENTE (DBI-4135)

Disciplina Obrigatória

Professores(as) ministrantes: Lindamir Hernandez Pastorini, Rosilaine Carrenho, Claudio Henrique Zawadzki

Ementa: Estudo bidirecional das relações entre os organismos e o ambiente. Efeitos dos fatores abióticos sobre os organismos. Influência das atividades biológicas sobre o meio.

Objetivo: Caracterizar as relações entre os organismos e o ambiente e os efeitos de fatores abióticos sobre os principais aspectos morfológicos, fisiológicos e ecológicos.

Programa:

Organismos decompositores e ciclagem de nutrientes

– Grupos funcionais

– Ciclagem de nutrientes

– Ciclagem e biorremediação

Plantas e ambiente

– Influência do sistema de raízes sobre a estruturação do solo

– Influência da serapilheira sobre propriedades físicas e químicas do solo e da água

– Fatores abióticos sobre a morfologia e anatomia vegetal

– Energia e estoque de carbono

– Vegetação e clima

– Fatores do ambiente sobre o crescimento e desenvolvimento vegetal

– Fitorremediação e bioindicadores

Animais e ambiente

– Coevolução entre organismos

– Polinização, dispersão e diversidade

– Predação e ambiente

– Biogeografia

– Alterações climáticas, biologia e diversidade animal

– Ações antrópicas, biologia e diversidade animal

Avaliação: A avaliação será feita mediante a apresentação/discussão de tópicos relacionados ao programa com valor de 0,0 (zero) a 10,0 (dez).

Bibliografia:

CALDER, J.R.; HALL, R.L.; ADLARD, P.G.  Growth and water use of forest plantations.  New York: John Willey & Sons, 1992. 381p.

CHAPIN, F. S.  Integrated responses of plants to stress.  BioScience, v. 41, n. 1, p. 29-36. 1991.

KOZLOWSKI, T. T.  Flooding and plant growth.  Orlando, Academic Press, 1984. 355p.

LARCHER, W.  Ecofisiologia vegetal.  São Carlos, RiMa Artes e Textos, 2000. 531p.

MOONEY, H.A.; WINNER, W.E.; PELL, E.V.  Response of plants to multiple stresses.  San Diego: Academic Press, 1991. 422p.

NOBEL, P.S.  Physicochemical and environmental plant physiology.  Los Angeles: University of California Press, 1991. 607p.

PEARCY, R. W.; EHLERINGER, J. R.; MOONEY, H. A.; RUNDELL, P. W.  Plant physiological ecology. Field methods and instrumentation.  London: Chapman and Hall, 1991. 457p.

SCARANO, F.R.; FRANCO, A.C. (Eds).  Ecophysiological strategies of xerophytic and amphibious plants in the neotropics. Séries Oecologia Brasiliensis, Vol IV. PPGE-UFRJ. Rio de Janeiro: 1998. p. 157-176.