BIOLOGIA DE PARASITAS DE PEIXES (DBI-4102)

Professor(a) ministrante: Ricardo Massato Takemoto

Ementa: Classificação, morfologia, biologia e epidemiologia dos principais grupos de parasitas de peixes. Estudo das relações ecológicas entre as populações e comunidades de hospedeiros e metazoários parasitos.

Introdução ao estudo dos parasitas de peixes

Generalidades

Importância

Métodos de estudo

Relação parasita-hospedeiro

Sistemática

Protozoa; Monogenoidea; Pentastomida; Digenea; Brachiura; Cestoda; Copepoda; Nematoda; Isopoda; Acanthocephala; Hirudinea: Classificação; Morfologia; Biologia; Epidemiologia.

Ecologia e parasitismo. Conceitos básicos. Terminologia. Parasitos como modelo para o estudo de padrões ecológicos. Índices ecológicos. Populações e comunidades parasitárias. Características e diversidade dos ecossistemas. Fatores bióticos e abióticos.

A metodologia estatística como ferramenta para o estudo das flutuações populacionais. Comparação de duas amostras. Comparação múltipla de amostras. Análise de correlação e regressão. Análise de variância. Distribuição de freqüências. Uso de tabelas de contingência. Transformação de dados. Exemplos.

Ecologia das populações parasitárias. Dinâmica populacional. Parâmetros populacionais. Dispersão e agregação. Modelos de distribuição espacial. Determinação da distribuição populacional. Distribuição observada e distribuição esperada. Metodologia estatística.

Comunidades parasitárias. Estrutura e classificação. As infracomunidades parasitárias. Componentes das comunidades. Espécies centrais, secundárias e satélites. Valor de importância de Bush, uso e limitações. Espécies dominantes. Concentração para dominância. Fatores determinantes da estrutura das comunidades parasitárias.

Competição e nicho ecológico em parasitos. Tipos de competição. Fatores favorecedores e fatores limitantes da competição. Coexistência de populações parasitárias. As dimensões do nicho ecológico dos parasitos. Conceito de Guilda no parasitismo. Distribuição dos parasitos nos seus locais de infecção/infestação. Metodologia estatística.

Associações interespecíficas e covariação interespecífica. Metodologia estatística e uso de coeficientes. O uso de associações negativas como evidência de competição: limitações. Importância na determinação da estrutura das comunidades parasitárias. Exemplos.

Diversidade parasitária. Índices de diversidade. Riqueza parasitária. Uniformidade. Coeficientes de uniformidade. Fatores determinantes da diversidade parasitária. Critérios para selecionar o índice de diversidade a ser usado na análise comunitária. Diversidade parasitária e variação latitudinal.

Similaridade entre as comunidades parasitárias. Coeficientes para a determinação da similaridade qualitativa e quantitativa. Importância da similaridade para determinar a previsibilidade das comunidades parasitárias. Exemplos.

As populações de hospedeiros como determinantes da estrutura da comunidades parasitárias: migração e biologia reprodutiva, vagilidade, idade e sexo. Hábitos tróficos e nível ocupado pelos hospedeiros nas teias tróficas. Hábitos sazonais. A mediação do parasitismo nas interações entre hospedeiros.

Seminários.

Avaliação: A avaliação será feita mediante seminário, em que serão julgados a apresentação/discussão e trabalho escrito sobre tema constante no programa da disciplina, com valor de 0,0 (zero) a 10,0 (dez).

BUSH, A. O., J. M. AHO & C. R. KENNEDY. 1990. Ecological versus phylogenetic determinants of helminth parasite community richness. Evolutionary Ecolology, 4: 1-20.

BUSH, A. O., K. D. LAFFERTY, J. M. LOTZ, AND A. W. SHOSTAK. 1997. Parasitology meets ecology on its own terms: Margolis et al. revisited. Journal of Parasitology, 83: 575-583.

EIRAS, J. C. 1994. Elementos de Ictioparasitologia. Porto: Fundação Eng. António de Almeida. 339 p.

EIRAS, J. C., TAKEMOTO, R. M., PAVANELLI, G. C. 2006. Métodos de Estudo e Técnicas Laboratoriais em Parasitologia de PeixesMaringá: EDUEM, 2006, 2ª edição. 199 p.

ESCH, G., A. O. BUSH & J. AHO. 1990. Parasite communities: patterns and processes, Chapman and Hall, New York, USA, 335 p.

GIBSON, D. I., JONES A., BRAY, R. A. (eds) 2002. Keys to the Trematoda Volume 1, CABI Publishing, 544 p.

JONES, A., BRAY, R. A. & GIBSON, D. I. (eds) 2005. Keys to the Trematoda Volume 2, CABI Publishing, 768p.

KHALIL, L. F.; JONES, A.; BRAY, R. A. 1994. Keys to the Cestode Parasites of Vertebrates. Oxon: CAB International. 751.

LOM, J.; DYKOVÁ, I. 1992. Protozoan parasites if fishes. Amsterdam: Elsevier. 315 p.

LUDWIG, J. A. & J. F. REYNOLDS. 1988. Statistical Ecology: A primer on methods and computing. Wiley-Interscience Publications, New York, USA, 337 p.

MORAVEC, F. 1998. Nematodes of Freshwater Fishes of the Neotropical RegionPraha: Academia, 464 p.

PAVANELLI, G.C., EIRAS, J.C. & TAKEMOTO, R.M. 2002. Doenças de peixes: profilaxia, diagnóstico e tratamento. 2ª ed. EDUEM, Maringá: 305 p.

ROHDE, K. 1993. Ecology of marine parasites. An introduction to marine parasitologySecond ed., CAB International, United Kingdom, 298 p.

SCHMIDT, G. D.; ROBERTS, L. S. 1989. Foundations of Parasitology. St. Louis: Times Mirros/Mosby College Publishing. 750 p.

THATCHER, V.E. 1991. Amazon Fish Parasites. AmazonianaXI, 263-572.

THATCHER, V.E. 1993. Trematódeos Neotropicais. Manaus: INPA, 553 p.

WOO, P. T. K. 1995. Fish Diseases and Disorders. Volume 1. Protozoan and Metazoan Infections. Oxon: CAB International. 808 p.

ZAR, J. H. 1996. Biostatistical Analysis. Third ed., Prentice-Hall, Inc., Upper Saddle River, New Jersey, 662 p.