Biologia funcional de peixes e usos na bioindicação

Carga Horária: 60 horas    Créditos: 03     Condição: Eletiva

Código: DBC-4111

Departamento: Centro de Ciências Biológicas

Ministrantes: Prof. Dra. Rosilene Luciana Delariva

Ementa: Morfologia, biologia e aspectos funcionais de peixes de água doce com ênfase aos métodos de estudo, biomarcadores morfo-histológicos, bioindicadores e indicadores ecológicos de qualidade ambiental.

Programa:

- Conhecimentos básicos de ictiologia.

- Bioindicadores: conceitos e aplicações.

- Identificação e estudo da morfologia dos principais grupos de peixes neotropicais

- Morfologia externa, uso do espaço e aspectos da bioindicação.

- Aspectos da morfologia interna e órgãos usados no contexto de biomarcadores.

- Biomarcadores para diagnose e bioindicação de qualidade ambiental de ecossistemas de água doce.

- Ecologia trófica, morfologia, estratégias, táticas e adaptações dos peixes associadas aos principais tipos de ambientes aquáticos dulcícolas e usos na bioindicação.

- Reprodução: estruturas, estratégias e táticas reprodutivas associadas aos principais tipos de ambientes aquáticos dulcícolas e usos na bioindicação.

- Principais ameaças e influências globais e locais sobre as taxocenoses de peixes.

- Principais métricas funcionais usadas como indicadores ecológicos na bioindicação.

- Panorama sobre as iniciativas e os desafios para a conservação dos peixes de água doce.

Material para aula:

- Visualização e identificação dos principais morfotipos de peixes de água doce;

- Dissecação, anatomia externa e interna de peixes de água doce;

- Identificação de biomarcadores morfológicos (histologia)

- Aula em campo em ecossistemas de água doce.

Critérios de Avaliação:

- Interpretação, apresentação e discussão de artigo científico com valor de 0 a 10.

- Apresentação de seminário com valor de 0 a 10.

- Elaboração de artigo em ecologia de peixes e bioindicação a partir de estudo de caso com valor de 0 a 10.

A média final será o resultado da somatória das três avaliações acima mencionadas dividido por três.

Bibliografia:

Básica:

GERKING, S. D. 1994. Feeding ecology of fishes. San Diego: Academic Press.

HIBIYA, T. et al. 1982. An atlas of fish histology. Normal and pathological features. Gustav Fischer Verlag.

MATTHEWS, W. J. 1998. Patterns in Freshwater Fish Ecology. New York: Chapman & Hall. 756p.

MATTHEWS, W. J., & MARSH-MATTHEWS, E. 2017. Stream fish community dynamics: A critical synthesis. JHU Press.

WOOTTON, R. J. Ecology of teleost fishes. London: Chapman & Hall, 1990.

Complementar:

ALBERT, J. S.; REIS, R. E. 2011. Historical biogeography of Neotropical freshwater fishes. Univ of California Press.

COLIN, N., PORTE, C., FERNANDES, D., BARATA, C., PADRÓS, F., CARRASSÓN, M., ... & MACEDA-VEIGA, A. 2016. Ecological relevance of biomarkers in monitoring studies of macro-invertebrates and fish in Mediterranean rivers. Science of the Total Environment, 540: 307-323.

DUDGEON, D. (Org.). 2008. Tropical Stream Ecology. California: Academic Press.

FABRIN, T. M. C., DIAMANTE, N. A., MOTA, T. F. M., DE CASTILHOS GHISI, N., PRIOLI, S. M. A. P., & PRIOLI, A. J. 2018. Performance of biomarkers metallothionein and ethoxyresorufin O-deethylase in aquatic environments: A meta-analytic approach. Chemosphere, 205, 339-349.

FREIRE, M.M., SANTOS, V.G., GINUINO, I.S.F., ARIAS, A.R.L., 2008. Biomarcadores na avaliação da saúde ambiental dos ecossistemas aquáticos. Oecologia Brasiliensis, 12(3): 347-354.

LOWE-MCCONNELL, R. H. (Ed.). 1999. Ecologia de comunidades de peixes tropicais. São Paulo: EDUSP.

MOYLE, P. B.; CECH, J. J. 2004. Fishes: an introduction to ichthyology. Upper Saddle River: Prentice Hall.

Artigos científicos recentes publicados na area de ecologia functional e bioindicação.