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GESTÃO AMBIENTAL (DCI4026).

Professor(a) ministrante

Henrique Ortêncio Filho (responsável), Mariza Barion Romagnolo e Susicley Jati

Ementa

Relação homem e ambiente. Introdução à Gestão Ambiental. Histórico dos problemas ambientais. Instrumentos de gestão ambiental. Introdução à legislação ambiental. Políticas ambientais. Licenciamento ambiental. Sistema de gestão ambiental. Gestão Ambiental Pública e Privada. Gestão Ambiental na Escola. Educação Ambiental e Gestão Ambiental.

Programa:

Ação Antrópica, degradação ambiental e a Gestão Ambiental. Bases conceituais para a formulação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável. Aspectos políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais ligados ao uso e conservação dos recursos naturais. Estado e sociedade no processo de decisão para formulação e implementação de políticas públicas: meio ambiente; saneamento; recursos hídricos; conservação, matriz energética, mudanças climáticas, saúde; educação; transporte; habitação. Instrumentos e mecanismos de gestão ambiental. Educação Ambiental e Cidadania. Conselhos de Meio Ambiente, de Recursos Hídricos, na formulação de políticas públicas e gestão ambiental e de recursos hídricos. Legislação ambiental e sua influência no processo de gestão. A Agenda 2030 e os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável como processo e política para a sustentabilidade. Sistema Nacional de Meio Ambiente. Setor de produção e a questão ambiental: modelos de gestão e critérios de qualidade. Gestão ambiental no ambiente escolar e entorno. Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola. Meio Ambiente nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Aspectos pedagógicos no ensino básico, em espaços não-formais e não escolares, educomunicação: a relação teoria-prática no contexto da gestão ambiental.

 

Avaliação: 

A avaliação será realizada por meio da apresentação de seminários e da participação dos discentes nos debates e discussões em sala.

Bibliografia:

 

  1. AGENDA 2030. Plataforma agenda 2030 – acelerando as transformações para a agenda 2030 no Brasil. Disponível em: <http://www.agenda2030.org.br/>. Acesso em: 03 ago. 2022.

  2. BORN R. H. Produto II- Sistematização de 100 experiências exitosas de Agendas 21 Locais no Brasil. São Paulo: Vitae Civilis , 2011 [Projeto contratado  pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento  - PNUD e  Ministério  do Meio Ambiente  - MMA, no  âmbito  da  Secretaria  de  Articulação  Institucional e  Cidadania  Ambiental].

  3. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa de Informações Básicas Municipais. Perfil dos Municípios Brasileiros - 2012. Rio de Janeiro: IBGE, 2013. 

  4. LEFF, H. Complexidade, Interdisciplinaridade e Saber Ambiental. In: PHILIPPI Jr. A. et al. (Org). Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais. São Paulo: Signus Editora, 2000. Capítulo 2, p. 19-51. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=50281>. Acesso em: 03 ago. 2022.

  5. PHILIPPI JR, A. MALHEIROS, T. SALLES, C. SILVEIRA, V. Gestão ambiental municipal. Subsídios para estruturação de Sistema Municipal de Meio Ambiente. CRA, Salvador 2004.

  6. PHILIPPI JR, A.; MARKOVITCH, J. Mecanismos institucionais para o desenvolvimento sustentável. In: PHILIPPI JR et al. Municípios e meio ambiente: perspectivas para a municipalização da gestão ambiental no Brasil. São Paulo: ANAMMA, 1999. P. 47 - 55

  7. PHILIPPI JR., A.; ROMERO M. de A.; BRUNA, G. C. (Org.). Curso de Gestão Ambiental. 2ª ed. Barueri: Manole, 2014.

  8. UNESCO. Educação para os objetivos de desenvolvimento sustentável: objetivos de aprendizagem. Paris: UNESCO, 2017. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000252197>. Acesso em: 01 dez. 2020.