SEMENTES E PLÂNTULAS: GERMINAÇÃO, ESTRUTURA E ADAPTAÇÃO (DBI-4103)

Código: DBI-4103

Carga Horária: 45

Ministrantes: Prof. Dr. Luiz Antonio de Souza

Profa. Dra. Lindamir Hernandez Pastorini

Ementa

Ontogênese e estrutura da semente. Germinação de sementes. Morfologia e anatomia da plântula e tirodendro. Adaptações de plântulas e tirodendros submetidos a estresses ambientais.

1. Semente
  2. Ontogênese;
  3. Estrutura do tegumento;
  4. Estrutura do endosperma e perisperma;
  5. Estrutura e tipos de embrião.
  6. Germinação de sementes
  7. Aspectos morfofisiológicos da germinação;
  8. Classificação de sementes quanto ao teor de água;
  9. Dormência (tipos, importância, mecanismos de quebra, seleção e métodos);
  10. Fisiologia e bioquímica da germinação.

III. Plântula e tirodendro

1. Conceito e desenvolvimento;
  2. Morfologia da plântula de Angiospermas (Dicotiledôneas sensu lato e Moncotiledôneas);
  3. Classificação de plântulas;
  4. Anatomia da plântula de Angiospermas (Dicotiledôneas sensu lato e Moncotiledôneas).
  5. I Morfologia e anatomia de plântulas e tirodendros submetidos aos estresses ambientais.
  6. Estabelecimento de plântulas.

APPEZZATO-DA-GLÓRIA, B.; CARMELLO-GUERREIRO, S. M. (eds.) Anatomia Vegetal. Viçosa, Editora da Universidade Federal de Viçosa, 2012.

BOYD, L. Monocotyledonous seedlings. Transactions and Proceedings Botanical Society v. 31, p. 5-224, 1932.

DUKE, J. A.; POLHILL, R. M. Seedlings of Leguminosae. In: POLHILL, R. M.; RAVEN, P. H. (eds.) Advances in legumes systematics. England: Royal Botanical Garden 2: 941-949, 1981.

ESAU, K. Vascular differentiation in plants. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1965.

FAHN, A. Plant anatomy. Oxford: Pergamon Press, 1990.

FENNER, M. Seed ecology. London: Chapman and Hall, 1985.

KUNIYOSHI, Y. S. Morfologia da semente e da germinação de 25 espécies arbóreas de uma floresta com Araucaria. Dissertação (mestrado). Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 1983.

MAUSETH, J. D. Plant anatomy. Menlo Park: California: The Benjamin/Cummings Publishing Company, 1988.

METCALFE, C. R.; CHALK, L. Anatomy of the dicotyledons. Oxford: Clarendon Press, 1983.

OLIVEIRA, E. C. Morfologia das plântulas. In: AGUIAR, I. B. et al. (eds.) Sementes florestais tropicais. Brasília: Associação Brasileira de Tecnologia de sementes, 1993.

SANTOS, L.S.; DARIVA, I. S.; MULLER, R. H.; ALMEIDA, O. J. G.; SOUZA, L. A. Seedling structure in Asteraceae weedy species: considerations on the vasculature system. Brazilian Journal of Botany v. 37, n.2. DOI 10.1007/s40415-014-0091-0.

SOUZA, L. A. Morfologia e anatomia vegetal (célula, tecidos, órgãos e plântula). Edição revista e ampliada. Ponta Grossa: Editora da Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2009.

SOUZA, L. A. (org.) Anatomia do fruto e da semente. Ponta Grossa: Editora Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2006.

SOUZA, L. A. (org.) Sementes e plântulas – germinação, estrutura e adaptação. Ponta Grossa: Todapalavra Editora, 2009.

SWAINE, M. D. (ed.) The ecology of tropical forest tree seedlings. Paris: Unesco and The Parthenon Publishing Group, 1996.

VOGEL, E. F. Seedlings of dicotyledons (structure, development, types, descriptions of 150 woody malesian taxa). Wageningen: Centre for Agricultural Publishing and Documentation, 1980.