T.E. BIOLOGIA COMPARADA - ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE MAMÍFEROS (DBC-4099)

Professor(a) ministrante: Henrique Ortêncio Filho

Ementa: Caracteres, origem e classificação dos mamíferos. As ordens de mamíferos. Fragmentação, urbanização e a mastofauna. Aspectos prioritários para a conservação de mamíferos.

– Introdução à sistemática e taxonomia e origem e evolução de mamíferos

– Diversidade de mamíferos

– Efeitos da fragmentação de hábitats sobre comunidade animais

– Mastofauna urbana

– Estudos e conservação de mamíferos no Brasil

– Conservação de mamíferos e a lista da IUCN

– Projetos em mastozoologia

Avaliação: A avaliação será pelo desenvolvimento de um pequeno projeto de pesquisa em mastozoologia.

BEGON, M.; MORTIMER, M.; THOMPOSON, D.J. Population ecology. 3. ed. Blackwell, Oxford. 1996.

CULLEN JR., L; PÁDUA, C. V.; RUDRAN, R. (Orgs.). Métodos de estudos em biologia da conservação e manejo da vida silvestre. Curitiba: Universidade Federal do Paraná (UFPR). 2003.

HICKMAN JR, C. P.; ROBERTS, L. S.; LARSON, A. Princípios integrados de zoologia. 11. ed. Guanabara-Koogan, 2003. 846p.

KREBS, C. J. Ecology. The experimental analysis of distribution and abundance. 4ª ed. Harper & Collins, New York. 1994.

MACHADO, A. B. M.; DRUMMOND, G. M.; PAGLIA, A. P. (Eds). Livro vermelho da fauna brasileira ameaçada de extinção. 1.ed. – Brasília, DF: MMA, Belo Horizonte, MG: Fundação Biodiversitas, 2v. 2008. 1420p.

NOWAK, R. M. Walker’s mammals of the world. 6.ed. 2v. Baltimore: The John Hopkins University Press. 1999. p.836.

ODUM, E. Fundamentos de Ecologia. P. 4ª ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian. 1988.

POUGH, F. H.; HEISER, J. B. MCFARLAND, W. N.  A vida dos vertebrados. 2. ed. São Paulo: Atheneu. 1999. 777p.

PRIMACK, R. B.; RODRIGUES, E.  Biologia da Conservação. Ed. Planta, Londrina. 2001.

REIS. N. R.; PERACCHI, A. L.; PEDRO, W. A.; LIMA, I. P. (Org). Mamíferos do Brasil. 1. Londrina: Nelio Roberto dos Reis. 2006. 437p.

RICKLEFS, R. E. A Economia da Natureza. 5. ed. Editra Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. 2003.

TOWNSEND, C. R.; BEGON, M.; HARPER, J. L.  Fundamentos em Ecologia. 2. d. Artmed, Porto Alegre. 2006.