T.E MÉTODOS EM ANATOMIA VEGETAL (DBI4198).

Professor(a) ministranteMarcela Thadeo e Káthia Matias Mourão

Ementa

Estudo dos principais métodos e técnicas para processamento de amostras vegetais para trabalhos científicos e obtenção de material didático.

1. Normas de segurança em laboratório;
  2. Métodos de coleta e fixação de amostras;
  3. Inclusão e obtenção de cortes em parafina e historesina;
  4. Protocolos para processamento de peças inteiras (maceração, diafanização, impressão e dissociação);
  5. Técnicas de obtenção de cortes à mão livre;
  6. Técnicas de coloração para identificação de células e tecidos;
  7. Técnicas de montagem de lâminas para observação em microscópio;
  8. Principais métodos histoquímicos para identificação de substâncias ergásticas;
  9. Captura de imagens em microscopia de luz, tratamento de imagens e preparo de ilustrações.

Avaliação:

Cada aluno será avaliado de forma continuada através de sua participação em aula durante as discussões de textos, através da execução de umlaminário histológico utilizando duas técnicas diferentes de preparações (material em cortes e material em peça) e relatório contendo todas as atividades realizadas ao longo da disciplina, além de pranchas e descrição morfológica das lâminas preparadas. O material vegetal será escolhido pelos alunos a partir de uma lista de material didático que deverá ser reposto para utilização em aulas práticas nas disciplinas de anatomia vegetal. Serão confeccionadas pelo menos 50 lâminas de cada material. Ao final do processo de preparação das lâminas, o estudante deverá capturar imagens do material vegetal.

1. Clark, G. 1981. Staining procedures. Williams & Wilkins, Baltimore.

2. Croteau, R.; Kutchan, T. M. & Lewis, N. G. 2000. Natural products (secondary metabolites). InBiochemistry & molecular biology of plants (B. B. Buchanan, W.

3. Gruissem& R. L. Jones, eds.) American Society of Plant Physiologists, Maryland.

4. Jensen, W. A. 1962. Botanical histochemistry: principles and practice. W. H. Freeman & Co., San Francisco.

5. Johansen, D. A. 1940. Plant microtechnique. Mc Graw-Hill Book Co. Inc., New York.

6. Kraus, J.E. &Arduin, M. Manual Básico de Métodos em Morfologia Vegetal. EDUR: Seropédica, RJ, 1997. 198 p.

7. Macedo, N.A. Manual de Técnicas em Histologia Vegetal. Universidade Estadual de Feira de Santana: Feira de Santana, 1997. 68 p.

8. O’Brien, T. P. & McCully, M. E. 1981. The study of plant structure principles and selected methods.Termarcarphi Pty. Ltda, Melbourne.

9. Ruzin, S. E. 1999. Plant microtechnique and microscopy. Oxford University Press, New York.

10. Souza, L.A. et al. 2016.Morfologia e anatomia vegetal: técnicas e práticas. Ponta Grossa: Editora UEPG.

11. Taiz, L. &Zeiger, E. 2004. Metabólitos secundários e defesa vegetal. InFisiologia vegetal (L. Taiz, E. Zeiger, eds.).Trad. Santarém, E.R. et al.Artmed, Porto Alegre.

12. Ventrella, M.C., Almeida, A.L., Nery, L.A. & Coelho, V.P.M. 2013. Métodos histoquímicos aplicados às sementes. Viçosa: Editora UFV.